lunes, 17 de noviembre de 2014

Celebração de criação da Província do Brasil e posse do Provincial, padre João Renato Eidt.




orden de los caballeros de 
su santidad el papa 
"san ignacio de loyola"


Domingo, 16 de novembro, marcou um momento histórico para os jesuítas: a criação da nova Província do Brasil e a posse do padre João Renato Eidt, como Provincial. Um colóquio com o Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Adolfo Nicolás, deu início à cerimônia, realizada no Rio de Janeiro (RJ). “Estamos em um momento histórico porque o Brasil voltará a ser como foi nos tempos de Anchieta, uma única Província depois de ter tido uma história muito criativa de ser três províncias e uma região”, disse o Padre Geral. “Formamos uma nova Província, com uma estrutura nova, para respondermos a novos desafios.”


Padre Adolfo Nicolás disse ainda que o momento é uma grande oportunidade de se recriar a Companhia de Jesus, pois crê que cada geração tem de recriá-la, incorporando o espírito de Santo Inácio e criando novas estruturas e formas de responder à nossa missão. “Porém, as novas estruturas, por melhor que sejam, só funcionarão se todos souberem colaborar e contribuir na missão”, afirmou.

Após o colóquio, o Superior Geral da Companhia de Jesus presidiu a celebração Eucarística em ação de graças pela criação da Província do Brasil. Ainda no início da missa, como então Provincial do Brasil, padre Carlos Palácio acrescentou: “Agradecer, Agradecimento, e Dar Graças são termos muito frequentes na linguagem de Santo Inácio. Uma atitude que, para ele, constitui e deveria caracterizar a nossa vida como cristãos”. Dessa forma, os agradecimentos se estenderem a Deus, à Companhia de Jesus, ao Padre Geral e a todos, jesuítas e leigos, que contribuíram para tornar possível e levar adiante esse processo. “Nessa Eucaristia, de modo especial, eu gostaria que agradeçamos a Deus a disponibilidade do padre João Renato e do grupo de superiores locais, que partilharão a condução da vida e da missão, para que o Senhor nos conceda a todos a graça de mostrarmos com a vida que vivemos de graça”, disse padre Palácio.


Ao final da Eucaristia, padre Palácio leu o decreto de criação da nova Província do Brasil e nomeou o novo Provincial. Após agradecer ao padre Palácio, pelo esforço empregado ao longo da condução desse processo, e a todos que nele estiveram envolvidos, o padre João Renato pediu em nova de toda a Província: “Que Deus continue nos abençoando, que nos ilumine e nos conduza pelo caminho que Ele tem pensado para nós, Corpo Apostólico”.

No hay comentarios:

Publicar un comentario